4 TIPOS BÁSICOS DE KARMAS


No Jyotish usamos 3 tipos de Karmas: Sanchita, Prarabdha e Kryamana
Sanchita Karma: Karmas acumulados das vidas passadas
Prarabdha Karma: Karmas escolhidos para serem vivenciados nesta vida
Kriyamana Karma: Karma sendo criado nesta vida que moldará o futuro
Karmas
Sanchita Karma – Reservatório de todos os seus Karmas acumulados até hoje.
Prarabhda Karma – Karmas que escolhemos para esta encarnação atual.
Kriyamana Karma – Karmas atuais que eu posso alterar, trabalhar, modificar, melhorar com o meu esforço pessoal, agora, fazendo caridade, etc.
Agamana Karma – Karmas gerados agora, nesta vida atual e que serão colocados no Sanchita Karma (grande reservatório).
Dridha Karmas – São os Karmas fixos, que não posso mudar e são vistos no Mapa nas Casas: 2, 5, 8 e 11.
Adridha Karmas – Karmas que podem ser modificados, ajustados e podem ser observados pelas Casas: 1, 4, 7 e 10.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Embora a Lei do Karma seja simplesmente descrita como “o que se semeia, assim se colherá”, ela não é uma teoria simplista de “olho por olho”, nem uma criação humana arbitrária. A Lei do Karma é outro nome para a Terceira Lei do Movimento de Newton: “para cada ação, existe uma reação igual e oposta”.
Como tal, ela é inerente à estrutura do universo. A doutrina do karma e do Phala (ato e fruto) é menos um produto do senso de justiça humano, que busca punição pelo que foi feito, e mais uma consequência necessária da doutrina da eficácia inerente aos atos.
Nada acontece de uma vez só em nosso mundo, graças às limitações de tempo, espaço e causalidade. Uma árvore e a semente de onde ela brotou não podem existir simultaneamente; a árvore deve se desenvolver a partir da semente. Os eventos em nosso universo ocorrem de acordo com uma sequência, que é programada pela Lei do Karma no grande calendário conhecido como tempo (Kala). Em seres vivos individuais, a Lei do Karma age principalmente no nível de Ahamkara (o ego).
Os seres humanos, com muito mais autoconsciência do que animais ou plantas, têm uma capacidade proporcionalmente maior de se auto identificar com suas ações. O que eles semeiam e colhem depende do equilíbrio relativo dos Três Gunas em suas personalidades:
Quando Sattwa predomina, uma pessoa realiza karmas altruístas e desapegados de seus resultados.
Quando Rajas predomina, a pessoa age por paixão, cega por desejos.
Quando Tamas predomina, a pessoa age sem pensar.
Somente aqueles cujas mentes estão fixadas unicamente no Absoluto permanecem intocados pelos Três Gunas. A astrologia tenta, em suas análises, interpretar as variedades e intensidades dos karmas de uma pessoa em domínios específicos da vida.
Tipos de Karmas
Sanchita Karmas (reservatório) formam um fundo kármico constante que não é totalmente compreensível por meios comuns, incluindo a astrologia (Jyotish). É o Sanchita Karma que leva os indianos a afirmar que os caminhos do karma são insondáveis.
Prarabdha (Karmas para a vida atual), Kriyamana (Karmas que eu posso trabalhar agora) e Agama Karmas (Karmas que estou gerando nesta vida), no entanto, podem ser compreendidos através do Jyotish.
A astrologia assume que a condição humana sempre surge de uma interação dinâmica entre destino e livre-arbítrio.
O destino é fundamentalmente uma expressão dos Karmas Sanchita e Prarabdha.
O livre-arbítrio é o resultado dos Karmas Kriyamana e
Os Karmas Agama e Kriyamana evoluem eternamente em Karmas Sanchita e Prarabdha com a passagem do tempo, o eixo que transforma a grande roda do karma. O que é feito pelo livre-arbítrio hoje se torna a causa do que é experimentado como destino amanhã.
Embora ninguém seja governado apenas pelo destino, pode parecer assim até que o verdadeiro livre-arbítrio emerja. Somente quando o livre-arbítrio surge é que a quantidade e a qualidade do esforço investido na modificação de uma situação podem se igualar ou superar a quantidade e a qualidade do esforço que a criou. Só então a transformação, em oposição à simples mudança, pode ser alcançada.
Intensidade Kármica
A quantidade e a qualidade do esforço exigido para lidar com karmas anteriores dependem da intensidade do Karma Prarabdha. Os três graus de intensidade Kármica que podem se aplicar a uma, a muitas ou a todas as áreas da vida de uma pessoa são:
Dridha (fixo) Karma
Karmas Dridha dão resultados fixos porque são tão difíceis de mudar que são praticamente imutáveis. Esses karmas, sejam prazerosos ou dolorosos, estão destinados a ser experienciados devido à intensidade de suas causas. A maioria das pessoas já notou que, de vez em quando, uma experiência simplesmente “acontece”, apesar de todos os esforços para evitá-la.
Por exemplo, se uma mulher grávida, que gozou de saúde perfeita e teve os melhores cuidados médicos, dá à luz uma criança com uma deformidade congênita, um Jyotishi (astrólogo) poderia concluir que ela estava experienciando um Karma Prarabdha Dridha sobre a questão dos filhos, e que seu filho estava experienciando um Karma Prarabdha Dridha em relação ao seu corpo. Lembre-se que este tipo de karma pode ser tanto agradável quanto doloroso.
Como todos sabemos, aqueles que parecem menos merecedores são muitas vezes os que se dão bem na vida.
Karmas Dridha aparecem em um horóscopo onde há confluência. A confluência ocorre quando muitos fatores astrológicos convergem em suas indicações. Quanto maior o número de indicações para o bem ou para o mal em uma área particular do horóscopo, mais óbvios seus resultados se tornarão.
Dridha-Adridha (fixo/não fixo) Karma
Os Karmas Dridha-Adridha ocorrem sempre que alguns (mas não a maioria) fatores astrológicos relacionados a uma área particular convergem em suas indicações. Esses karmas, bons ou maus, podem ser alterados através da aplicação concentrada da vontade criativa, embora isso exija um esforço considerável. Eles dão resultados fixos ou não fixos de acordo com a quantidade de esforço empregado. Se a deformidade congênita na criança mencionada acima é corrigida ou substancialmente atenuada por meio de cirurgia, dieta prolongada, exercício intensivo ou algum outro corretivo, então seu Karma Prarabdha era da variedade Dridha-Adridha.
Adridha (não fixo) Karma
Os Karmas Adridha dão resultados não fixos, pois são facilmente alterados. Onde não há confluência em um horóscopo, os Karmas Adridha estão presentes. É como ter uma tela em branco na qual você pode escrever o que quiser. Quando o corpo de uma criança se exercita normalmente e responde com força aumentada de forma que o ganho é diretamente proporcional ao esforço, e não ocorrem impedimentos imprevistos ou outras variações, é um caso de Karma Prarabdha Adridha na área de seu físico.




Acabei de lançar meus 2 e-books maravilhosos e meus 2 CD's de Meditação, Ativação e Harmonização dos Chácras







Basta entrar em contato diretamente comigo pelos meus 2 E-mails: iaconofer@gmail.com & feriacono@hotmail.com